Destaques

Posted by : Luxrayss Lockes

Olá pessoal, Lux aqui, sejam bem-vindos à mais uma review, e hoje eu lhes trago a análise de um dos melhores consoles que eu já tive, me atrevo a dizer que foi o melhor portátil que eu já tive, porém o texto não será influenciado pela minha paixão pelo console, pois meu objetivo é lhes mostrar o que o console tem a te oferecer e esclarecer possíveis dúvidas que você possa ter, caso queira conhecer ou até mesmo adquirir um.
mas antes de começar eu gostaria de te pedir que dê uma passada no meu canal do YouTube, pois estarei passando os meus textos para vídeos para facilitar a vida de quem me acompanha, basta clicar no botão abaixo que você será redirecionado ao canal e também me siga no Twitter para saber sobre as novidades do canal e do blog. Obrigado pelo apoio e vem comigo.




Confira também:



O Playstation Vita é um console lançado pela Sony para competir com o 3DS, ele prometia entregar gráficos e jogos semelhantes aos vistos no PS3, e de fato, ele entregava isso... Nos primeiros anos de vida, pois a própria Sony foi a responsável pela falta de popularidade, ao menos no ocidente, já que no oriente o PS Vita é bastante amado, mas não tanto quanto o 3DS, o console foi praticamente assassinado pela própria criadora, visto que ela apenas lançou jogos AAA para o Vita no começo de sua vida e depois o deixou nas mãos das 3rd Parties e Indie Devs. Se você ver os jogos AAA do console, você com certeza ficará impressionado com a capacidade desse pequeno monstro, Killzone Mercenary e Gravity Rush são excelentes exemplos disso, ambos com uma jogabilidade muito boa e gráficos incríveis.


Tela:

Mas agora, vamos à verdadeira análise do Playstation Vita, o console, na versão Fat, possui uma linda tela OLED de 5 polegadas, com uma resolução de 960 x 544, já na versão Slim, a tela de OLED foi substituída por uma de LCD, o que reduziu um pouco da qualidade de imagem, não confundir com qualidade gráfica, porém sua bateria durava até uma hora a mais do que a versão Fat, pois a tela de LCD consome energia da bateria, também foi adicionado um armazenamento interno de 2GB, que também não haviam em sua versão Fat.
Se você pretende comprar um, opte pela versão Slim. ele tem uma hora a mais de bateria e um armazenamento interno que pode te livrar de algumas dores que eu irei explicar um pouco mais adiante.

PS Vita Slim

PS Vita Fat


Bateria:

A bateria do PS Vita Fat pode durar, em média, quatro horas, enquanto a da versão Slim dura, em média, cinco horas, dependendo do jogo, do nível do brilho da tela e se está ou não com as conexões wifi e bluethooth ligadas.
Se você faz viagens muito longas, opte pela versão Slim, caso contrário, compre a versão Fat, é uma versão mais barata e com uma tela muito mais bonita e com cores mais vivas.

Armazenamento:

O console usa um armazenamento externo próprio da Sony, igual em seu antecessor, o PSP, um Memory Stick, que são cartões de memórias próprios da empresa, vindo nos tamanhos de 4, 8, 16, 32 e 64GB, e são ridiculamente caros, mesmo para quem mora em países como Estados Unidos e Japão, um de 64gb chega a custar mais de R$600 no Brasil. 
Há uma possibilidade de usar cartões de memória normais, porém não há formas oficiais de fazê-lo, pois você terá que comprar um adaptador e desbloquear seu console para poder fazê-lo reconhecer seu Cartão SD como um Memory Stick.
Caso você não ligue para jogos em Mídia Digital e queira apenas jogar Mídias Físicas, você precisará de um Memory Stick, pois eles usam um pequeno espaço neles para instalar os jogos e, embora, todo PS Vita venha com um Memory Stick de 4GB, nada te garante que ele não possa vir com um defeito, ou, como aconteceu comigo, eu comprei um Vita usado por um bom preço, ele já vinha com o adaptador e 4 jogos em mídia física que o vendedor me deu de brinde, porém eu fiz algo no console e ele parou de reconhecer o SD como um Memory Stick e eu precisava de um Memory Stick para refazer o homebrew e voltar a usar o SD, e eu não o possuía e tive que comprar um de 4GB por 50 reais, mas isso foi um caso isolado, você também pode usar os 2GB adicionais do Vita Slim para baixar seus jogos da PSN.



Jogos:

E falando nos jogos, o Playstation Vita tem vários jogos além dos próprios na PSN, ele também possui jogos de PSP e Playstation 1, e isso é ótimo, pois jogos de PSP e PS1 estão por preços bem acessíveis na loja, o meu jogo de PSP preferido mesmo está por 40 reais.
Sobre os seus próprios jogos, o Vita possui muitos RPGs e Visual Novels, que foi meu principal motivo para ter comprado o console, porém, muitos deles só foram lançados no Japão, alguns com legenda em inglês, e outros sem tradução para o inglês, para aqueles que se interessam em comprar um jogo japonês, mas o console é Americano, fique despreocupado, pois o console não tem trava de região, você poderá jogá-los sem preocupação. Um problema de jogos lançados no japão, é que as vezes o jogo também foi lançado e traduzido no ocidente, porém somente para PS4, Catherine Full Body e Digimon World New Order são exemplos disso, ambos foram lançados para PS4 e PS Vita, mas a versão americana desses jogos só foram lançados no PS4, o que acaba sendo bastante desanimador e triste, porém, a comunidade acaba por traduzir ou portar essas traduções do PS4 para o PS Vita, mas essas versões patchadas dos jogos só funcionarão nos consoles desbloqueados, já que não são versões oficiais e sim modificadas.
Tanto os jogos maiores quanto os pequenos, em sua maioria, são muito bons, há uma grande variedade de estilos de jogos para você experimentar junto com a comodidade de um portátil, mas eu recomendo pesquisar a biblioteca do console antes de comprá-lo, assim como eu fiz, o que acabou me convencendo a comprar o console, foram dois jogos das minhas séries preferidas, são eles, World of Final Fantasy e Persona 4 Golden.

Killzone Mercenary


Controles:

Os controles do console são bem confortáveis, os botões são firmes, os botões de ombro do console também são firmes, mas não ao ponto de causar algum desconforto ao pressioná-los, mas o que me incomodou bastante foi os botões Select e Start, eles são bem "finos" na versão Fat e são um pouco difíceis de apertar quando se está no meio de uma gameplay, já na versão Slim isso foi corrigido, fazendo esses botões um pouco maiores e esféricos, uma diferença em relação ao seu antecessor, é a adição de um segundo analógico, que melhora e muito a experiência de jogo, e sim, você pode usá-lo nos jogos de PSP, o console te permite configurar o segundo analógico como outro botão do console, como os Botões de Ações, os D-Pads ou as Setas Direcionais, fazendo aqueles jogos, como 3rd Birthday ou Monster Hunter, sejam bem melhores de serem controlados graças ao segundo analógico do PS Vita.
O Touch Screen do console é bastante responsível e é multi-toque, similar aos encontrados nos Smartphones da época, ao contrário do Touch do 3DS, que é de um tipo diferente, feito para ser usado com uma Stylus e não, necessariamente, com o dedo, além de jogos que utilizam controles touch, ele também pode ser usado para configurar controles nos jogos de PSP, PS1, e no Remote Play do com PS4 e PS3, pois o console não possui os botões R2, R3, L2 e R3, que podem ser configurados ou na tela Touch ou no Touchpad traseiro do console, há também Grips de conforto que adicionam esses botões extras, usando borrachinhas semelhantes as encontradas em Stylus para Smartphones, para tocar nas áreas do Touchpad traseiro correspondentes aos botões configurados. Caso não queira usar os controles do próprio console, você pode usar um DualShock de PS3 ou PS4.

Fonte: TechTudo
Fonte: Wololo





Conforto:

Ambos possuem um bom conforto, porém, muitos donos da versão Fat alegam que a pegada do console é melhor, pois o console melhor se encaixa na mão, tornando o uso prolongado muito mais confortável, mas existem os Confort Grips, que são tipos de capas que adicionam seguradores, semelhantes aos dos controles de consoles de mesa, que torna ainda melhor a pegada do console, e por experiência própria, eu prefiro usar o grip no console, mas é uma preferência pessoal, um amigo meu, por exemplo, prefere jogar sem o grip.



Conectividades:

O PS Vita possui conexão com WiFi, que pode ser usado para acessar a internet com seu navegador, que, por sinal, é bem descente, ver vídeos no YouTube, Netflix, Crunchyroll, etc, e, é claro, baixar e jogar jogos online através da PSN.
Algumas versões do PS Vita vem com conexão 3G, porém só funciona nos Estados Unidos, pois é uma parceria com um provedor local de internet.
O console também possui Bluethooth, que pode ser usado para conectar controles DualShock 3 e 4, ou Caixas de Som e Fones Bluethooth.
Além disso o console também possui GPS.

Câmeras:

O console possui duas câmeras, uma frontal e outra traseira, porém não espere boa qualidade delas, pois elas possuem apenas 2 MP, elas são melhores usadas para alguns jogos que as utilizam, mas você pode tirar fotos e filmar com suas câmeras.

Dimensões:

O console é grande o suficiente pra entregar uma boa qualidade de imagem, mas também pequeno o suficiente pra caber no seu bolso, possuindo 83,55 mm de altura, 182 mm de comprimento e 18,6 mm de largura, mas o que eu recomendo é adquirir uma case protetora e carregá-lo em uma mochila, pois o PS Vita não possui uma proteção em sua tela ou controles, assim como o 3DS tem, quando ele está fechado, portanto o uso de uma case protetora é uma melhor opção do que colocá-lo no bolso.

PS Vita TV:

O PS Vita TV é a versão de mesa do console que retira a sua tela, giroscópio e tudo que o torna portátil, e vem junto à um DualShock 3, o que torna o console mais barato, porém faz com que muitos jogos do PS Vita não funcionem nessa versão de mesa, pois utilizam a tela touch ou o touchpad traseiro, há maneiras de contornar essa situação, fazendo o controle emular a tela touch ou o touchpad, porém, assim como o que acontece com cartões SD, não há maneiras oficiais de fazê-lo, apenas com o console desbloqueado.



Veredito:

O Playstation Vita um ótimo console, e agora é uma ótima hora para adquirir um, sua biblioteca é bastante extensa e variada, tendo jogos para todos os gostos, muitos deles de ótima qualidade, fazendo com que você precise de um espaço bem grande para armazenar os jogos, caso opte pelas versões digitais, além de possuir versões portáteis de jogos encontrados em outras plataformas, mas isso não significa que não possam ser encontrados em outros dispositivos portáteis, como Stardew Valley, V4ll Hall-A, Don't Starve, Minecraft, Terraria, entre outros.
O online é bastante estável, fazendo a experiência de jogo se tornar muito agradável, tendo raros ou nenhum problema com a conexão, além de te permitir criar uma Party com seus amigos e usá-la para se comunicar com voz enquanto joga.
Se você quer assistir um vídeo ou um filme durante uma viagem, o PS Vita também te permite transferir vídeos e músicas do seu computador, inclusive, o console te permite ouvir músicas enquanto joga, tendo um mini controle de música em seu menu PS, acessado segurando o botão PS.
Para aqueles que jogam no escuro, a tela do console pode te incomodar um pouco, pois o brilho mínimo do console ainda é muito claro, o que pode gerar muito incomodo no jogador, isso também pode ser contornado com plugins em consoles desbloqueados, que faz com que o brilho possa ser reduzido ainda mais.
Alguns jogos ficam com FPS baixo, um bom exemplo é o Borderlands 2, que mesmo com texturas reduzidas, o jogo ainda roda em uma média de 20 fps, ainda é jogável, porém pode incomodar um pouco alguns jogadores, porém, novamente, há plugins de overclock nos consoles desbloqueados, que não danificam seu console, pois são clocks usados por jogos mais pesados no console, mas faz com que gastem mais bateria em menos tempo.
Não compre um PS Vita TV, principalmente as pessoas que não planejam desbloquear o console, é uma versão mais barata que não vale a pena por cortar muitos jogos de sua biblioteca, opte pela versão Fat, caso não queira gastar muito, ou pela versão Slim, caso queira uma bateria mais duradoura.


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado dessa review, não se esqueçam de passar no meu canal e se inscrever e também me seguir no Twitter para acompanhar as novidades do canal e do blog, eu espero vocês na próxima, se cuidem. ♥

Não Esqueça o Comentário!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Universe Brony ™ - Edited By Alfa Master - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -