Destaques

Posted by : Luxrayss Lockes

Hey pessoas, Lux aqui, e mais uma vez eu retorno das cinzas pra trazer mais uma Review Sincera para vocês, mas antes de começar eu gostaria de te pedir que dê uma passada no meu canal do YouTube, pois estarei passando os meus textos para vídeos para facilitar a vida de quem me acompanha, basta clicar no botão abaixo que você será redirecionado ao canal e também me siga no Twitter para saber sobre as novidades do canal e do blog. Obrigado pelo apoio e vem comigo.




Confira também:


Hoje eu vou fazer a Review do jogo Stardew Valley, é um jogo recente de RPG e Simulação de fazenda onde você recebe a antiga fazenda do seu avô e se muda para ela após se cansar da vida na cidade e agora tem a missão de restaurá-la, pois ela está abandonada há anos e está toda caindo aos pedaços e cheio de mato, no jogo você pode plantar diversos tipos de plantas e árvores, criar animais, fazer amizades e se casar com algum pretendente que te interessar, minerar e matar monstros nas minas e muitas outras atividades, basicamente ele é um jogo bastante inspirado em Harvest Moon... Só que não...
"Mas Lux, como assim ele não é inspirado em Harvest Moon? Ele tem todos os elementos de Harvest Moon, e todos dizem que ele é inspirado."
Sim e não, na real Stardew Valley puxa mais inspiração de Rune Factory, mas dizer que é inspirado em HM também não é errado.
"Mas Lux, o que é Rune Factory?"
É Harvest Moon só que RPG, é um spin off de Harvest Moon, seu nome completo é Rune Factory - A Fantasy Harvest Moon, disponível do 1 ao 3 (Happiness starts playing in the background) no Nintendo DS e o 4 para 3DS e vai sair o 4 Remaster e 5 para Nintendo Switch, mas tem alguns outros Rune Factory para Nintendo Wii e PS3, mas eu já te aviso que esses em específico é... complicado... pra não dizer que são "meh" e não vale o seu tempo.

Voltando pro assunto aqui, porque eu perdi a linha do raciocínio aqui, Stardew Valley puxa bastante de Rune Factory, que por sua vez, puxa bastante de Harvest Moon, justamente por ser da mesma série, a diferença é que Rune Factory tem o que Stardew Valley tem e Harvest Moon não... Monstros, elementos de RPG, porém Stardew não tem magias, como RF tem (a menos que você esteja jogando Stardew no PC, ai existem mods), o que Stardew tem de a mais é algo que a gente tinha lá no Harvest Moon DS, só que melhor aplicado, a gente customiza nossa fazenda do jeito que a gente quiser, "Mas como assim?" você pergunta.

Customização da Fazenda e Personagem:

Lá no HM DS a gente podia mandar o personagem Grotz construir o que a gente quisesse e onde a gente quisesse dentro do nosso terreno, por exemplo, eu quero construir um galinheiro, eu poderia construir perto da minha casa, ou simplesmente colocá-lo la no outro lado do meu terreno, SV faz o mesmo, ele te dá liberdade para construir como e onde quiser em seu terreno, porém ele tem algumas coisas a mais, como cercas e sprinklers,

Harvest Moon DS
Stardew Valley

Outra coisa interessante em SV é que você pode criar e customizar seu próprio personagem, e também escolher entre as fazendas disponíveis, cada uma com uma característica própria, ao invés de ser apenas uma, como acontece nos HM.

Um pouco do plot e Quests:

Em SV há a Corporação Joja (JOJAAAAAAA!!!), uma rede de lojas que quer comprar o Centro Comunitário para poder construir um de seus prédios, o que levaria ao Final ruim do jogo, para evitar que isso aconteça, você deve completar os pacotes do Centro Comunitário, esses pacotes são uma série de itens que você deve coletar e levar até lá, ao completar pacotes você ganha recompensas que vão de sementes a desbloqueio de locais antes inacessíveis, como o conserto da ponte perto da mina, porém essas tarefas não são muito fáceis, então não se desespere com isso, vá no seu tempo, não precisa completar tudo no primeiro ano.



Para liberar o Centro Comunitário e os pacotes, você precisa esperar alguns poucos dias no começo do jogo, até que o Prefeito Lewis lhe entregue a chave do Centro, um pouco depois você receberá uma carta do Feiticeiro, onde você tomará um chá da floresta, que totalmente não contém nenhum tipo de entorpecente alucinógeno, até porque você começa a ter vizões psicodélicas, mas isso é só coisa da sua cabeça, é apenas um chá da floresta, você poderá ir até o centro e ler o pergaminho que está no chão em uma sala do lado esquerdo, lá haverá os primeiros pacotes de itens para serem completados.


Personagens:

Os personagens de SV são bem marcantes, cada um com sua própria personalidade, fazendo você se apegar à eles ao invés de só ignorá-los como npcs vazios criados só parar preencher espaço no mundo, alguns podem parecer bem chatos no começo ou até irritantes, mas conforme os conhecem melhor eles melhoram, um exemplo é a Harley, no começo ela é um pouco enjoada, mas conforme você pega amizade com ela, você verá que é uma boa pessoa.



E falando em personagens, é claro que há aqueles que você pode se casar. Em SV você pode escolher um personagem Feminino ou Masculino, mas independente de sua escolha, você pode se casar com ambos os sexos, a diferença é que casais hetersosexuais podem ter filhos através da gravidez e casais homosexuais podem ter filhos adotando-os.



(Não sou suposto a dar opiniões, mas... ABIGAIL >>>>>>>>>>>>>> ALL, PURPLE HAIR MASTER RACE), mas voltando pro tema dos NPCs, ao alcançar um certo nível de amizade com eles, você desbloqueará algumas cenas especiais, que são bem interessantes e servem para você conhecer melhor os personagens, algumas explicando um pouco mais sobre eles, ou, no caso de um romance, ele/ela confessar que gosta de você.


Festivais:

Para sair um pouco da rotina da fazenda, existem os festivais, que são eventos onde os aldeões se reúnem para celebrar alguma data especial, alguns desses eventos são mini-games, onde você deve fazer alguma tarefa para vencer o Festival, ganhando algum tipo de recompensa, em resumo, são datas festivas. O local onde os aldeões se reúnem é variado, dependendo do evento. O Primeiro festival é realizado na praça da cidade e o segundo é realizado em uma clareira na floresta.


O primeiro festival é o de Caça-aos-Ovos, que é basicamente os outros aldeões e você caçando ovos pela cidade, quem tiver a maior quantia de ovos no final, ganha o prêmio do evento, bem simples... MAS SE ALGUÉM TENTAR ROUBAR O MEU PREMIO, COISAS ESTRANHAS IRÃO ACONTECER NESSA VILA!
Já o segundo festival é o Dança das Flores, onde as garotas do jogo se vestem de vestidos floridos e se reúnem junto aos aldeões na floresta para dançar e comemorar a primavera, e se alguma garota gostar de você, então poderá convidá-la para dançar com você, mas como a gente é sozinho até no jogo, então isso não vai acontecer... Ao menos não no começo.


Para ver a data de cada evento, basta checar o calendário, nele haverá a data dos aniversários (que você totalmente vai lembrar) e dos eventos, porém você receberá uma carta um dia antes, lhe avisando sobre o evento, o horário e o local.

A Mina:

A Mina do jogo é basicamente a dungeon, é lá onde você encontrará minérios, alguns artefatos, armas e é claro, os monstros e vai passar raiva, porque faltando uma escada, sua energia vai ficar baixa e você não vai ter nenhum item para recuperá-la e será obrigado a sair da mina.


Uma boa dica que eu te dou, é você sempre levar consigo itens para recuperar sua energia, já comprar, assim que possível, a primeira expansão da sua mochila, e deixar qualquer item que não irá utilizar na mina, como regador, foice, machado, etc, pois assim você terá mais espaço para os itens que coletar lá dentro.
No final da review eu estarei deixando o link da Wiki de Stardew Valley, recomendo bastante para quem está aprendendo a jogar, procurar algumas informações lá, eu estarei deixando alguns tópicos específicos também para vocês checarem.


Na mina você usará sua picareta ou bombas para quebrar as pedras, delas cairão, ou não, alguns drops, como minérios, pedras, ou geodos, que são pedras as quais precisam ser levadas ao ferreiro para ele abrir, dele poderá vir desde minérios valiosos até uma argila ou pedra comum, que é o que tem mais chance de vir, afinal porque facilitar a vida do jogador, não é mesmo? Qual a graça disso?


Sobre os monstros, eles são irritantes, só não tanto quanto os de Terraria, pois olha... A Re-Logic é um gênio e um demônio ao mesmo tempo, pois a IA daqueles monstros conseguem irritar muito, principalmente os zumbis que até pulam quando você pula, mas voltando pra SV, geralmente, em jogos RPG, um dos primeiros inimigos são as Slimes, e não chegam a ser nem sequer um desafio... Mas meus parabéns Concerned Ape, você é um gênio e um demônio, igual a Re-Logic, as Slimes desse jogo são simplesmente uma das coisas mais irritantes, ao atacar, elas realizam um dash em sua direção, tendo uma chance de deixar você com Lentidão, o que irrita mais ainda, pois seu personagem passa a andar a 2 pixel por hora, outra criatura irritante são as Moscas da Caverna, umas larvas brancas, que se não matar logo, elas passam por uma metamorfose e se transformam em uma mosca por completo e te ataca e foge, assim como os morcegos, embora seja irritante, isso acaba sendo melhor do que monstros que só ficam parados e atacam quando você se aproxima, então isso é um ponto positivo.

Os animais:

Seu primeiro animal será um Gato ou um Cachorro, depende do que você escolher na sua criação de personagem, mais tarde você poderá construir um galinheiro, celeiro e estábulo para acomodar os outros animais, como galinhas, vacas e o cavalo.


Algumas pessoas recomendam investir nos animais a partir do segundo ano, outros recomendam começar já no primeiro, já que o lucro deles é baseado em uma conta maluca com a felicidade e amizade deles, você poderá checar isso mais tarde na Wiki do jogo, mas isso você que decidirá, se ver que está estável com as plantações, já pode iniciar com os animais.

O jogo tem vários animais interessantes, além dos comuns, como vacas e galinhas, mas eu não entrarei em detalhes sobre eles, pois é spoiler, se você quiser, também poderá checar isso na Wiki do jogo.

Conclusão:

Stardew Valley é um ótimo jogo, ele é bonito, ele é interessante e está disponível em várias plataformas, incluindo portáteis, mas nem tudo é um mar de rosas, o jogo faz bonito em quase tudo, mas quando erra, ele erra feio.

Otimização:

Vamos tirar logo de cara um dos piores problemas de Stardew Valley, embora ele não pareça, pelos seus gráficos 2D pixelados, ele consegue ser pesadinho pra rodar em alguns PCs mais antigos, mas isso se dá pela má otimização, o jogo tem tanto código rodando que ele tem algumas quedas de FPS de vez em quando.
No PS Vita e Celular, embora esse último não seja culpa do desenvolvedor e sim dos Publishers, o jogo laga com frequência e as vezes até congela por um segundo, o celular até escapa se seu dispositivo for um recente ou pelo menos fortinho, mas a galera do Moto G3 ou equivalente, vai sofrer um pouco com os lags. Já o Vita não tem escapatória, o jogo chega a rodar a 20 fps de vez em quando, mesmo com o plugin de overclock, experiência própria, então se você quiser jogar Stardew portátil, opte pela versão de Nintendo Switch ou de Android/iOS, caso seu celular ou tablet seja um pouco mais forte que um Moto G5/J7, caso contrário você terá problemas com Lags, Crashes e Freezes.

Controles:
Ai meu amigo... O problema aqui não é nem o controle na real, e sim o marcador de onde sua ação vai pegar. Algumas vezes você aponta para uma direção e seu personagem realiza a ação na diagonal, ou em uma direção que não é a que você pretendia, e isso acontece frequentemente, desperdiçando sua energia.
Frequentemente eu, jogando em diversas plataformas, sendo elas Android, PC e PS Vita, experimentei esse mesmo "erro", na mina, eu tentava bater em uma pedra que estava na minha frente, e meu personagem batia na diagonal, na fazenda, eu tentava regar um solo na minha frente, e meu personagem regava na direcional, ou na frente do solo que eu queria, novamente, qualquer lugar, menos o que eu planejava, a versão de PC e Celular acontece com menos frequência, note que eu digo que essas versões não estão livres, apenas acontece com menos frequência, pois nessas versões você pode apontar com o mouse ou com o touch o local que você quer atingir com sua ação, mas mesmo assim as vezes o marcador fica em um local errado e não acontece o que você planejava.

Curiosamente isso aconteceu comigo enquanto eu estava jogando no PS Vita após escrever a Review

Tirando esses dois pontos, Stardew Valley é um jogo incrível para se jogar sozinho ou com algum amigo via Online, vale citar que você pode se casar com seu amigo no modo multiplayer, ao invés de escolher algum aldeão, mas é claro que você também pode optar por eles.
É um jogo que da pra passar horas e mais horas sem ver o tempo passar, completando pequenas tarefas pouco a pouco para se chegar a algo grande, customizar a fazenda, criando layouts bonitos é extremamente satisfatório, porém complicado, assim como Animal Crossing New Leaf, é complicado no começo, mas no final tudo vale a pena, e você pode fazer upload do seu layout no site Upload.Farm.
Os Festivais são muito divertidos e ótimos para dar uma pausa na sua rotina de regar as plantas e explorar a mina, então procure não faltar à eles, pois estará perdendo a diversão e os prêmios e poderá acabar enjoando do jogo por ficar sempre na mesma rotina.

Algumas dicas:

  1. Ande sempre com a espada ou foice equipado, assim não gastará energia caso use a ferramenta sem querer.
  2. Nunca durma antes das 23h, você sempre terá algo para fazer.
  3. Não morra na mina, pois você perderá itens e esquecerá os últimos 10 andares que explorou, se morrer, opte por resetar o jogo e recomeçar o dia.
  4. Evite dormir depois das 23h, se você desmaiar, você perderá dinheiro, a menos que desmaie em sua fazenda.
  5. Se possível, complete os embrulhos do Centro Comunitário, mas não precisa apressar.
  6. Construa um baú assim que possível.
  7. Conserte a ponte da praia assim que possível, isso lhe trará uma renda extra.
  8. Gaste os 500G inicias com sementes de Batata.
  9. Guarde sempre um item de cada, você irá precisar.
  10. Doe minérios e artefatos ao museu, você ganhará recompensas por isso.
  11. Quando for à mina, passe antes no hospital e compre um item para recuperar energia, ou cozinhe algo, também leve bombinhas, isso lhe ajudará a explodir muitas pedras de uma vez sem gastar energia.
  12. Melhore sua Picareta e seu regador assim que possível, lhe ajudará na plantação e na mina.
  13. Se possível, compre o jogo na Steam, você terá acesso ao modo Multiplayer Online com seus amigos com mais facilidade.
  14. Se você não ganhar algum festival, opte por resetar o dia para tentar ganhar o prêmio.
  15. Na Primaverá vá até perto do esgoto na floresta, lá haverão cebolinhas que podem ser colhidas e vendidas.
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado dessa review, não se esqueçam de passar no meu canal e se inscrever e também me seguir no Twitter para acompanhar as novidades do canal e do blog, eu espero vocês na próxima, se cuidem. ♥

Links Externos para ajuda:

{ 1 comentários... read them below or add one }

- Copyright © Universe Brony ™ - Edited By Alfa Master - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -