Destaques

Posted by : Luxrayss Lockes


Harvest Moon é uma série de jogos de simulação de fazenda que começou no Super Nintendo em 1996 e teve seus jogos em várias plataformas, como os consoles da Nintendo, Sony e até mesmo PCs e Celulares.

Veja também:



O ultimo jogo da série foi o Light of Hope, lançado em 2017, e ooooooh boy, é justamente por conta desse jogo que estou fazendo esse post, pois foi a partir dele que eu comecei a perguntar “O que diabos está havendo com Harvest Moon?” e é sobre isso que irei falar com vocês no post de hoje.
Eu sou Luxrayss e seja bem vindos a mais um post aqui na Universe Brony.
Antes de começar com o foco central do post, deixe me lhes contar um pouco sobre Harvest Moon:
Lá em 1996 foi lançado para o SNES Harvest Moon, um jogo que te botava na pele de um fazendeiro e te dava a possibilidade de criar animais, cuidar de plantações, casar e até ter um filho.
Mais tarde lançou uma versão portatil para o game boy, mas nessas versões do game boy só é possível ter a fazenda mesmo, nada de casar e ter filhos
Mais tarde teve uma versão para o N64, que se passava em Mineral Town e um pouco depois lançou uma versão melhorada desse jogo para o PS1, chamada de Back to Nature, considerado por muitos o melhor jogo da serie, tendo também um porte para o PSP, chamado de Boy and Girl, que adicionava a opção de jogar com uma protagonista feminina, e depois uma versão para o GBA chamado de Friends of the Mineral Town, que era a BTN só que em 2D e algumas coisas adicionadas

Agora vejamos alguns dos mais recentes: 


Viram o que eu quis dizer? A série não tem sido a mesma já faz um bom tempo. Recentemente eu joguei a maioria dos disponíveis para o 3DS, pois tirando o Magical Melody do GC, Skytree Village do 3DS e os HM do Wii, eu já joguei todos os HM, incluindo spin offs como Rune Factory e My Home Story e o spin off de Story of Seasons, e ao jogar esses novos HM eu me surpreendi de uma maneira não tão boa, não eram como os HM anteriores, eu sei que toda série precisa se renovar, foi o que HM New Beginning e Story of Seasons fizeram e muito bem, porém os dois primeiros HM lançados para o 3DS, sendo Skytree Village e Lost Valley eram mais um Minecraft do que um Harvest Moon, recebendo mais críticas que elogios, o mesmo para Seeds of Memories e Light of Hope. Em momento algum eu disse que HM foi de todo bom, há defeitos como o Island of Happines, meu amigo, esse a gente nem comenta de tão ferrado, também tivemos HM DS, que não é ruim, inclusive era meu HM preferido até eu conhecer o Wonderful Life, apenas possui muitos glitches e bugs, a série sempre tem algo em um jogo que é um problema, como em HM Grand Bazar, onde ao invés do personagem colocar o item no chão ele o arremessa longe e para pegar algo no inventario você precisava abrir a mochila e pegar, algo que não era necessário fazer desde 2000 lá no BTN.

Mas agora vamos ao foco central do post, eu não vim aqui criticar ou elogiar por inteiro os novos jogos e sim para lhes informar o que tem acontecido com os novos jogos.
Lá no japão a série se chama Bokujou Monogatari desenvolvida e distribuída pela Marvelous (não entrarei em detalhes sobre as empresas anteriores como a Victor Software que se juntou a Marvelous), algo que traduzido para o inglês ficaria algo do tipo “Ranch/Farm Story”, e quando o jogo foi localizado para o ocidente pela Natsume o jogo recebeu o nome de “Harvest Moon”, tudo ia bem até os dia atuais, onde a Natsume se separou da Marvelous para poder desenvolver Harvest Moon como um jogo novo e deles, 
Mas ai você me pergunta: "Isso não é roubo? Eles pegaram o nome do jogo da Marvelous para lucrar em cima mesmo sendo outro jogo agora."
 Ai eu te respondo, não é roubo porque Harvest Moon nunca foi da Marvelous, lembra que eu disse que o nome do jogo da Marvelous era Bokujou Monogatari e que quando ele foi localizado no ocidente ele recebeu o nome de “Harvest Moon” pela Natsume. A marca HM é algo da Natsume, então eles podiam sim desenvolver algo com esse nome, mesmo que continuasse um jogo de fazenda como era, porém certas coisas ela não poderia usar mais, já que o jogo é da Marvelous e apenas a marca HM é da Natsume, agora o jogo Bokujou Monogatari se chama Story of Seasons aqui no ocidente, sendo localizado por uma produtora da própria Marvelous, a Xseed.
Dando uma resumida, o jogo Bokujou Monogatari da Marvelous veio para o ocidente com o nome de Harvest Moon pelas mãos da Natsume. Anos depois a Natsume se separou da Marvelous e começou a desenvolver seus próprios jogos de simulação de fazendo com o nome Harvest Moon, enquanto a Marvelous começou a usar a Xseed para localizar Bokujou Monogatari para o ocidente, agora com o nome de Story of Seasons e é por isso que você vê “20th Years of Story of Seasons” no início do jogo, porque Bokujou Monogatari continua o mesmo jogo desde o Super Nintendo, ele apenas teve uma alteração de nome aqui no ocidente de HM para SoS, enquanto HM agora é um novo jogo do mesmo gênero desenvolvido pela Natsume, por isso você percebe que há algumas diferenças entre os novos HM desenvolvidos pela Natsume e os antigos HM que eram apenas distribuídos por eles e desenvolvido pela Marvelous.
E esse é o Bokujou Monogatari/Story of Seasons (Esse é o Trio of Towns):


E esse é o último Harvest Moon desenvolvido pela Marvelous e localizado pela Natsume, Harvest Moon - A New Beggining:

Então é isso pessoal, espero que eu tenha conseguido esclarecer suas dúvidas sobre o rumo que a série Harvest Moon estava tomando, até a próxima, tio Lux ama todos vocês.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

- Copyright © Universe Brony ™ - Edited By Alfa Master - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -